Nesta quinta-feira (16/9), a caravana da advocacia do Movimento 133, liderada pelo advogado criminalista Leonardo Sica, estará em Olímpia para reuniões com advogados da região. Em pauta, eleições OAB-SP, gargalos da assistência judiciária e a falta de suporte para a advocacia enfrentar a crise, restrições de mercado e as dificuldades de acesso à justiça diante do distanciamento do judiciário.
Outros temas devem ser debatidos no encontro desta quinta-feira: reforma tributária, eleições remotas para eleições da OAB em todo o Brasil – atualmente apenas advogados de cinco estados (DF, SC, PR, RS e MA) podem votar remotamente; modernização da OAB, inclusão de minorias ao exercício da advocacia; acesso à justiça e diversas demandas que afetam a profissão de advogados e a sociedade paulista.
Leonardo Sica é pré-candidato à presidência da OAB de São Paulo. O advogado foi presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e fundador do Movimento 133 (M133), criado com objetivo de lutar pela valorização da profissão de advogado. O nome M133 é alusivo ao Artigo 133 da Constituição Federal, que trata do pleno exercício da advocacia. Em 2018, Sica ficou na 3ª colocação nas eleições da OAB-SP, com cerca de 30 mil votos em uma eleição com 45% de abstenção.