Mesmo com grande empenho por parte do poder público em conscientizar a população e promover ações de coleta de lixo e entulhos pelos bairros da cidade, uma parte da população parece ainda não ter aprendido a realizar o descarte correto do lixo. Frequentemente, novos casos de desrespeito com o meio ambiente e cidadania são denunciados pelos próprios munícipes.
Desta vez, a foto encaminhada por um seguidor do site Voz Olimpiense, relatou o descarte de lixo que parecem ser restos e pedaços de gavetas e guarda roupas jogados no canteiro central da Avenida Waldemar Lopes Ferraz, próximo ao cruzamento da Mario Vieira Marcondes.
Outro relato frequente, é o lixo deixado nas praças da cidade, onde após consumir alimentação, populares deixam saquinhos de lanche e garrafas de refrigerantes e de cerveja pelo chão ou próximo aos bancos.
A falta de conscientização das pessoas que realizam o descarte errado e em locais públicos, além de deixar a cidade visualmente feia, podem estar cometendo crime ambiental e degradando o meio ambiente.
Em Olímpia, os moradores que necessitam descartar lixo como pequenos volumes de Resíduos da Construção Civil (até 1 m³), resíduos volumosos (sofás, móveis, colchão), eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas, baterias, animais mortos e também funciona como PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de resíduos recicláveis (papel, papelão, vidro, plástico, metal e óleo de cozinha usado) podem ir até os ECOPONTOS instalados no município e próprios para receber esse tipo de conteúdo.
O ECOPONTO UNIDADE I está localizado na antiga Estrada Boiadeira, no Distrito Industrial I, com funcionamento todos os dias das 06:00h às 18:00h.