A morte da jovem Thais Cristina Dorio Lima de 24 anos na manhã desta terça-feira(2) na UPA- Unidade de Pronto Atendimento de Olímpia causou muita comoção e revolta por parte de amigos e familiares nas redes sociais.
De acordo com os relatos, a jovem estava com dengue e ao dar entrada na UPA de Olímpia, teria sido “medicada com uma injeção errada, que teria provocado sua morte”.
O secretário de Saúde de Olímpia, Marcos Pagliuco, falou com exclusividade ao jornalista Leonardo Concon, do Diário de Olímpia, e negou o erro por parte da UPA.
O diretor técnico da UPA, Dr. Gustavo Marcatto, disse que irá gravar um vídeo explicando o caso. (Assim que disponibilizado iremos adicionar nesta matéria.)
A UPA de Olímpia emitiu uma nota onde relata que a jovem teria sido diagnosticada com dengue, dando entrada na unidade de pronto atendimento na noite de segunda-feira(1) com dores abdominais e diarreia, tendo posteriormente uma piora em seu quadro clínico que acabou acarretando o óbito.
Confira a nota na íntegra:
“NOTA DE ESCLARECIMENTO – UPA
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Olímpia esclarece que a paciente T.C.D.L., de 24 anos, recebeu toda assistência médica necessária, porém veio a óbito no início da manhã, desta terça-feira (2), após sofrer uma parada cardiorrespiratória. A jovem havia sido diagnosticada com dengue e já vinha sendo acompanhada pela unidade e, na noite dessa segunda, procurou o local com dores abdominais e diarreia, tendo sido medicada. Na madrugada, a vítima apresentou piora no quadro clínico, sendo encaminhada para a sala de emergência onde evoluiu para uma parada cardiorrespiratória, sendo entubada e monitorada. Foram solicitados exames e transferência da paciente, mas os procedimentos foram suspensos porque a jovem não apresentava condições estáveis para o transporte. A UPA ressalta que no prontuário médico da paciente não havia nenhuma restrição para medicamentos e que a medicação seguiu todos os protocolos do Ministério da Saúde. A causa da morte será investigada pelo Sistema de Verificação de Óbito de Barretos.”
PAI DA JOVEM REGISTRA BOLETIM DE OCORRÊNCIA
Compareceu na manhã desta terça-feira(2) na Delegacia de Polícia Civil de Olímpia, o senhor Ocimar de Lima, de 52 anos de idade, morador no Santa Ifigênia, onde registrou um Boletim de Ocorrência relatando que a filha dele, Thais Cristina, de 24 anos de idade, há alguns dias contraiu dengue, e que na quinta-feira passada (27) começou a sentir fortes dores pelo corpo e ontem, dia 1º, por volta das 19h, procurou novamente atendimento na UPA de Olímpia, “sendo que chegou lá andando, segundo o pai, tudo dentro da normalidade”, e que ele acompanhou a filha a noite toda. Já na manhã de hoje(2), recebeu a notícia de que a sua filha tinha vindo a óbito.
O caso foi registrado pelo delegado César Aparecido Martins que solicitou o encaminhamento do corpo ao Instituto Médico Legal de Barretos para os exames necroscópicos que forem necessários.
A UPA de Olímpia também requisitou o Serviço de Verificação de Óbito.
Fonte: Diário de Olímpia.