O projeto de remoção dos paralelepípedos para a pavimentação continua contemplando as diversas ruas da Estância Turística de Olímpia. Nos últimos dias, os trechos das ruas Nove de Julho e José Clemêncio, no Centro, receberam o novo asfalto, após a execução da infraestrutura necessária no local.
A retirada dos paralelepípedos faz parte das ações de melhoria na infraestrutura das ruas e avenidas do município, com recuperação asfáltica e pavimentação. A remoção, além de um pedido antigo dos moradores e dos motoristas, é um compromisso da atual gestão para oferecer mais comodidade e mobilidade adequadas à população.
As obras avançam também na Rua Marechal Deodoro, onde os blocos já foram retirados e, agora, estão sendo realizados os serviços de galerias e sarjetas para posterior aplicação do asfalto, que deve ocorrer nas próximas semanas.
Na Rua Engenheiro Reid, em frente ao Fórum, onde também foram retirados os paralelepípedos, está sendo construído um estacionamento, inclusive com vagas para deficientes, além de adequação da Praça Monteiro Lobato, com a devida execução do muro de arrimo, acessibilidade e infraestrutura necessária, além de paisagismo.
Segundo cronograma da secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, a previsão é de que, no próximo mês, a remoção dos paralelepípedos seja iniciada nas Ruas Bernardino de Campos, David de Oliveira e na continuação da José Clemêncio, no Centro.
PRESERVAÇÃO HISTÓRICA DOS PARALELEPÍPEDOS
Tendo em vista o valor histórico dos paralelepípedos, os blocos retirados vêm sendo instalados em diversos pontos e obras da Estância Turística de Olímpia para preservação do patrimônio cultural, como ocorreu na ECO.
Recentemente, milhares de peças também foram levadas para o Recinto do Folclore, que está passando por obras e os devidos reparos para o 59º Festival do Folclore de Olímpia, que será realizado de 05 a 13 de agosto.
No recinto, as peças estão sendo usadas na construção de caminhos de passagem no entorno da área superior do espaço, onde é instalado o parque de diversões do evento, reaproveitando o material e melhorando a infraestrutura para receber o público.