As ações de combate à dengue desenvolvidas pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, têm dado bons resultados. Isso porque, o número de casos da doença registrado no município está entre os menores da região.
Segundo dados da secretaria de Saúde, Olímpia contabilizou apenas 37 casos positivos, considerando o primeiro quadrimestre do ano. No total, são 317 notificações, sendo 245 descartados, 35 aguardando resultados, além dos positivos. Neste mesmo período em 2019, o município havia registrado 1.366 casos confirmados, com um total de 2.615 notificações.
Já na região, os números são altos. Em Rio Preto, por exemplo, são 3.299 casos confirmados; Catanduva, 6.780, e Votuporanga, 4.579. Em municípios do mesmo porte ou até menores que Olímpia, os números de casos positivos são: Jales, 670; Estrela D’Oeste, 626; Ibirá, 419; Buritama, 414; Novo Horizonte, 235; Américo de Campos, 270; Bebedouro, 159 e Tabapuã com 179 casos de dengue confirmados.
A redução dos casos no município pode ser atribuída à decorrente intensificação de medidas de bloqueios, nebulizações e campanhas para orientar os moradores sobre os riscos da doença e da proliferação do mosquito realizadas pela secretaria de Saúde.
Mesmo com a pandemia da Covid-19, a Saúde destaca que o setor de Controle de Vetores segue realizando os trabalhos de visitas domiciliares, porém como forma de prevenir o contato com os moradores, estão apenas vistoriando os quintais e orientando os cidadãos a mantê-los limpos.