Estação da Música "Wadão Marques"
Apresentação do cantor Rochinha, acompanhado de sua filha Kaynara

Olímpia inaugura Estação da Música em imóvel restaurado e com homenagem ao artista Wadão Marques

O último fim de semana foi de homenagens, atos e inaugurações que marcaram as festividades em comemoração ao Padroeiro da Estância Turística de Olímpia, São João Batista, entre eles a entrega da Estação da Música, que leva o nome do artista, compositor e poeta olimpiense, Wadão Marques, em referência à toda sua contribuição e legado artístico.

Realizado na manhã de sábado, dia 24 de junho, o ato contou com a presença do prefeito Fernando Cunha, dos secretários municipais, Priscila Foresti (Turismo e Cultura) e Leandro Gallina (Obras), do Presidente da Câmara, Sargento Barrera, da vereadora Edna Marques, que é irmã do homenageado, e da filha de Wadão, Agnes Moreira. Os vereadores Lorão, Luciano Mumu e Amaral, secretários municipais de outras pastas, servidores, imprensa local e regional, componentes da escola carnavalesca Samba Sem, familiares e amigos de Wadão, como sua esposa, e sociedade civil em geral também prestigiaram o momento. A Guarda Civil Municipal marcou presença auxiliando na segurança dos eventos comemorativos.

A cerimônia de entrega foi regada ainda à música com a participação de cerca de 50 crianças do Projeto Guri, Polo de Severínia, que interpretaram as canções “Meu Abrigo”, “The Wellerman” e a “A Flor e o Beija-flor”, regidas pelo educador Ericsson Jacinto, além de uma apresentação do cantor Rochinha, acompanhado de sua filha Kaynara, em homenagem ao seu parceiro de carreira, saudoso Professor Wadão, e também uma exibição no piano da escola com o músico Danilo Machado de Souza.

O novo espaço funcionará, a partir do mês de agosto, como uma escola municipal de música para incentivo à arte e à cultura, com ensino gratuito para crianças e adolescentes. Inicialmente, serão oferecidas cerca de 200 vagas para aulas de piano, violão, percussão e iniciação musical, com flauta e canto-coral, contemplando prioritariamente os alunos da rede municipal. Todas as informações sobre as inscrições e o funcionamento da Estação da Música serão divulgadas em breve pelos canais oficiais da Prefeitura.

O imóvel faz parte do antigo complexo ferroviário de Olímpia, onde funcionava a Casa de Bagagem da estação, e foi totalmente restaurado, preservando as características originais do prédio, como mais um trabalho de conservação do patrimônio arquitetônico e histórico de Olímpia, que é uma marca forte da atual gestão, com contribuição da arquiteta e especialista em restauro, Rosely Seno. Segundo relatos encontrados, o prédio foi o local onde funcionou a primeira Estação Ferroviária de Olímpia, datada da década de 10 e ficou por anos sem uso, sendo agora revitalizado.

“Essa edificação faz parte do conjunto da estação ferroviária de Olímpia e é um feliz momento entregar o restauro deste local com essa destinação. Vamos oferecer aqui educação e formação musical para as crianças e formar profissionais para o mercado de trabalho crescente em Olímpia, com esse ramo de eventos. Como olimpiense, já tínhamos em mente essa região e o nome do Wadão, então, a ideia nasceu espontaneamente e aqui chegamos com esse advento, que é um marco e uma contribuição cultural para a cidade, trazendo cultura, educação e homenageando alguém que sempre estará presente entre nós”, destacou o prefeito Fernando Cunha.

SOBRE O HOMENAGEADO

Artista premiado, Edward Marques da Silva, conhecido como Wadão, faleceu em 2020 vítima de um câncer, tendo sido uma figura presente na história de Olímpia, em seus inúmeros carnavais com a Escola Samba Sem e blocos carnavalescos tradicionais e nos Festivais de Folclore, dos quais foi responsável por muitas das músicas-tema do FEFOL, inclusive a composição da música “Festa de Um Povo”, oficializada como Hino do Folclore, além de levar o nome de Olímpia a grandes festivais literários, como o FLIP, de Paraty, no Rio de Janeiro. Servidor efetivo da rede municipal de ensino, era mais que um educador de formação, ele tinha correndo em suas veias amor pela cultura, pela música, pelo folclore, pela poesia, por ensinar e por contar histórias às crianças, tendo, agora, o seu legado ainda mais eternizado na Estação da Música, cujo prédio faz parte também da infância do artista que morava na região histórica da cidade.

Durante os discursos oficiais, a filha do homenageado resumiu em uma frase a importância de Wadão para a arte e o objetivo da Estação da Música. “Ele deixou muitas sementinhas e hoje, este lugar nasce para criar as versões atualizadas do Wadão Marques”, declarou emocionada.

Publicidade

Você também pode querer ver

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo. Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.