Para celebrar a “Semana da Consciência Negra”, a Estância Turística de Olímpia realizará, de 13 a 20 de novembro, diversas atividades culturais e sociais, reafirmando o compromisso do município de garantir o respeito às tradições negras que tanto enobrecem nossa sociedade.
A semana, com coordenação da Comissão Municipal da Consciência Negra e apoio da vereadora Edna Marques, contará com atividades no Recinto do Folclore, na OAB – Ordem dos Advogados do Brasil e na ECO – Estação Cultural de Olímpia. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
A programação começa na próxima segunda-feira, dia 13, na qual o show do cantor de samba e pagode Péricles, dentro do evento do Viva + Festival, é uma contrapartida da Prefeitura, que além de proporcionar lazer à população, ainda marca uma homenagem à data comemorativa. O show terá entrada solidária de 1 kg de alimento, com troca antecipada na Secretaria de Turismo e Cultura (Av. Brasil, 155 – Centro).
Na quinta-feira, dia 16, uma mesa redonda na sede da OAB, às 19h, marca a discussão de políticas sociais e profissionais com o tema: “O negro na sociedade olimpiense”. No dia 17, a OAB recebe também a palestra “Conexão Brasil África”, às 19h, com a angolana Nyna Koxta, abordando temas relevantes desta conexão entre países, raças e costumes e apresentando a Exposição do Livro: “Atrás da Porta” de Cristiane Alves.
Um ato inter-religioso acontecerá no sábado, dia 18, às 10h, na Estação Cultural de Olímpia, marcando o respeito por todas as crenças e religiões. Ainda no sábado, a partir das 19h, também na ECO, a semana realizará um desfile de Moda Africana ao som do Grupo Batucada, animando a noite.
Na segunda-feira 20, feriado estadual da Consciência Negra, a ECO terá uma intensa programação e intervenção cultural, a partir das 14h30, com shows musicais e apresentações artísticas dos grupos Arte N’Alma, Grupo Som da Paz com o Prof. Gilson Brender, Grupo de Capoeira, Grupo Resenha A+, Mario Love, Samba dos Pretos e apresentações de Rap.