Durante o ano de 2020, a Estância Turística de Olímpia registrou apenas 55 casos positivos de dengue, número 98,4% inferior comparado ao ano de 2019, quando o município teve 3.511 casos da doença.
Segundo o relatório da secretaria de Saúde, a redução também foi expressiva no número de notificações, ultrapassando os 90%, sendo que, enquanto em 2019 houve 5.177, em 2020 registrou-se 496.
A diminuição no número de casos é fruto de uma ação do município em orientar a população sobre os riscos da doença e de uma intensificação nas visitas, bloqueios e nebulizações.
Um outro balanço desenvolvido pela Saúde, demonstra que 145.321 imóveis receberam visitas dos agentes de controle de vetores em 2020.
Além disso, também foi implantado o projeto “Aqui tem Família unida contra a Dengue”. A iniciativa promoveu durante o ano visitas regulares nos imóveis buscando identificar criadouros, sendo que a residência que estivesse livre, receberia um adesivo para concorrer a prêmios. Em decorrência da pandemia, a secretaria de Saúde salienta que promoverá o sorteio em breve tomando todas as medidas necessárias.
O secretário de Saúde, Marcos Pagliuco, destaca que é preciso manter o foco agora em 2021, principalmente, na época das chuvas. “Durante o verão, as chuvas são intensas e não podemos nos descuidar dos quintais. Cada um fazendo a sua parte vamos conseguir mantendo os casos sob controle. Além disso, ressalto que os moradores que tiverem selos para trocar podem retirar um cupom e preencher com seus dados, depositando em uma urna no setor de Combate às Endemias (Rua Júlio Ferranti, 429 – São José), das 7h às 16h”, aponta o secretário. Caso tenha dúvidas, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone (17) 3281-2879.