Para oferecer melhores tratamentos aos pacientes que necessitam de atendimento psicossocial, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, está implantando o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que oferecerá à população um acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários por meio do acesso ao trabalho, lazer e exercícios que estreitam os laços familiares e comunitários.
A implantação do CAPS foi conquistada por meio de um convênio do município com o Governo Federal e faz parte da estratégia da atual administração em melhorar os atendimentos e oferecer mais acolhimento aos pacientes com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores e psiquiatras que farão atividades de reintegração social.
A Saúde destaca também que pacientes que apresentam transtornos psicossociais mais graves e persistentes serão acolhidos no centro por meio período diário para recebem medicamentos e participar de atividades sociais, e quando necessário durante o dia todo.
Para o atendimento no CAPS, o paciente receberá o encaminhamento da Unidade Básica de Saúde e passará por uma avaliação psiquiátrica, que juntamente com a equipe multidisciplinar, determinará o tratamento necessário.
De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, o CAPS substituíra a Saúde Mental e oferecerá mais serviços de saúde aos usuários.
“Hoje o nosso paciente tem um atendimento psiquiátrico e psicológico e com o CAPS ele terá muito mais. O acompanhamento mais especificado no centro dará condições e promoverá uma reinserção social mais adequada. O CAPS também busca evitar a internação, acolhendo o paciente de forma a criar um ambiente que o auxilie no tratamento”, ressalta Marcos.
Para auxiliar no desenvolvimento das atividades, o município deve receber um repasse federal de cerca de R$ 340 mil por ano. O prédio destinado à unidade, que fica na Rua 9 de Julho, 1403 – Centro, já está sendo reformado e nos próximos meses estará disponível aos moradores.