Segundo a saúde, a orientação visa reduzir o fluxo de pacientes com sintomas leves de gripe e resfriado na UPA – Unidade de Pronto Atendimento.
A secretaria de Saúde de Olímpia recomenda aos moradores com sintomas leves de gripe e resfriados (tosse, coriza, dor de garganta e sem estado febril), que, ao invés de se dirigirem à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), podem procurar diretamente as Unidades Básicas de Saúde de referência dos bairros e dos distritos, que estão com as equipes preparadas para a devida avaliação médica e orientações, com funcionamento das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.
A medida tem sido adotada para que a UPA possa se concentrar em casos mais graves de quadros de diversas doenças, bem como atendimentos de urgência e emergência 24 horas.
O município acrescenta que, recentemente, o número de profissionais foi ampliado e o estoque de medicamentos reforçado. No mais, a Administração esclarece que não foram registrados óbitos recentes por nenhuma das doenças virais e que as taxas de internação permanecem estáveis.