Iniciativas buscam cuidado integral para mães e crianças em Olímpia
Estão lançados oficialmente os programas “Juntos pela Infância” e “Mãe Olimpiense”, voltados à atenção integral a gestantes e crianças da Estância Turística de Olímpia. Os decretos que instituíram as ações foram assinados pelo prefeito Geninho Zuliani e estabelecem que deverá ser realizado um trabalho conjunto entre várias secretarias municipais. Para marcar o lançamento, Geninho e o vice-prefeito e Secretário da Saúde, Márcio Iquegami, estiveram na Santa Casa de Olímpia, onde visitaram a primeira criança olimpiense nascida no hospital em 2025. Trata-se do pequeno Lucas, filho de Luís Otávio e Natália, que nasceu às 08h, do dia 02 de janeiro, data de assinatura dos decretos, publicados no Diário Oficial Eletrônico.
O programa “Mãe Olimpiense” será implementado com a união de esforços entre a Secretaria de Saúde, sob o comando do vice-prefeito e secretário Márcio Iquegami, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, cuja titular é Edna Marques e Secretaria da Casa Civil, sob a responsabilidade de Raquel Crepaldi Righetti. Já o “Juntos pela Infância” contará com o suporte das mesmas pastas, somando esforços com Jéssica Maria dos Santos, responsável pela pasta da Educação. Nos dois casos, haverá também contribuição do Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Ana Claudia Casseb Finato Zuliani.
PROGRAMA “JUNTOS PELA INFÂNCIA”
O Programa tem como objetivo priorizar a atenção integral à primeira infância, que vai de 0 a 6 anos, promovendo o desenvolvimento saudável e integral das crianças por meio de ações intersetoriais. Será garantido o acesso a políticas públicas das áreas de saúde, educação, assistência e desenvolvimento social, com o apoio das demais secretarias municipais e entidades parceiras.
Dessa forma, o programa visa garantir o desenvolvimento integral da criança, com foco na saúde física, emocional, social e cognitiva; e promover ações educacionais voltadas para o fortalecimento dos vínculos familiares e para o desenvolvimento de habilidades essenciais na primeira infância. Famílias em situação de vulnerabilidade receberão suporte social para garantir acesso a serviços e benefícios que promovam qualidade de vida.
Também será realizado acompanhamento da saúde das crianças, incluindo vacinação, consultas periódicas, triagem de desenvolvimento e orientação nutricional. Serão realizadas campanhas de conscientização sobre a importância do acompanhamento pediátrico; ampliação do acesso a exames e serviços de saúde especializados para crianças; programas de incentivo à amamentação e orientação nutricional.
Na Educação, haverá criação de projetos pedagógicos específicos para a primeira infância, com foco no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional; realização de oficinas e palestras para pais e cuidadores, promovendo práticas educativas positivas e ampliação do acesso a creches e pré-escolas com suporte multidisciplinar.
À Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social caberá a identificação e o acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade; oferta de benefícios e auxílios emergenciais destinados a garantir condições dignas para as crianças e a promoção de atividades comunitárias voltadas para a integração das famílias e crianças.
O programa será coordenado por um comitê gestor intersetorial, formado por representantes das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social e Fundo Social de Solidariedade, com apoio das demais secretarias municipais. Além de implementar as ações, o comitê irá estabelecer metas e indicadores para avaliação dos resultados e promover a articulação com organizações da sociedade civil, setor privado e outras esferas de governo para ampliar o alcance das ações.
PROGRAMA MÃE OLIMPIENSE
O Programa irá oferecer acompanhamento médico, psicológico e social às gestantes durante o período gestacional; garantindo acesso a exames pré-natais, consultas e medicamentos necessários ao desenvolvimento saudável da gestação.
Também serão realizadas ações educativas voltadas ao fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê, com a abordagem de temas como saúde, nutrição e cuidados com o recém-nascido. Gestantes em situação de vulnerabilidade também receberão suporte material, com o fornecimento de itens como enxoval, por exemplo.
Também será feito acompanhamento pós-parto, com suporte à mãe e à criança nos primeiros meses de vida. Para isso, o programa poderá contar com unidades de atendimento exclusivas ou integradas aos serviços já existentes no município; equipes multidisciplinares compostas por profissionais de saúde, assistência social e psicologia. A adesão ao Programa será voluntária e poderão participar gestantes residentes no Município de Olímpia, mediante cadastro e comprovação de residência.
“O cuidado começa na gravidez da mãe, nas consultas de pré-natal e se estende à primeira infância, que será nossa prioridade, porque é nela que a criança tem toda sua preparação; a formação cognitiva ocorre neste período. É quando, com este trabalho transversal, a gente consegue cuidar e entregar a criança para a escola, com todos os cuidados necessários para que a qualidade de vida e o desenvolvimento intelectual dela não sejam comprometidos”, disse Geninho.