Considerando a situação vivida em todo o país devido à paralisação dos caminhoneiros que afeta diversos segmentos da sociedade, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia informa a população sobre o funcionamento de serviços municipais e de interesse público. Qualquer alteração do atual quadro será divulgada para conhecimento dos moradores.
SAÚDE
Os atendimentos na UPA e nas Unidades de Saúde seguem normalmente. No entanto, o transporte de pacientes que fazem tratamento fora do município está sendo mantido apenas para casos urgentes. Casos não emergenciais estão sendo remarcados. A distribuição de medicamentos do município também está normal.
Já a Santa Casa de Misericórdia emitiu comunicado, nesta manhã, informando que o agendamento de novas cirurgias eletivas, tanto pelo SUS como particulares e por convênios, estão suspensas temporariamente por falta de suprimentos médico-hospitalares. Os pacientes com procedimentos agendados estão sendo orientados a procurar o médico responsável para verificar a possibilidade de remarcação. A medida visa preservar materiais e medicamentos para atender partos e internações de pacientes de urgência e emergência.
COLETA DE LIXO
A coleta de lixo ainda não foi afetada pela situação e segue normalizada. O serviço está sendo mantido pelo estoque de combustível do município para abastecer os caminhões. Desde a última semana, a Prefeitura adotou medidas de uso consciente da frota municipal para garantir os serviços prioritários.
EDUCAÇÃO
As creches e escolas municipais estão funcionando normalmente até nesta quarta-feira (30). O transporte escolar de responsabilidade do município está garantido para os próximos dias. A merenda escolar também ainda não foi afetada. Segundo a empresa responsável, há estoque de alimentos e de gás para a produção das refeições desta semana.
Apenas as obras de manutenção das escolas foram prejudicadas porque a empresa, que é de Barretos, está sem combustível e material para executar o serviço.
TRANSPORTE COLETIVO
Segundo a Prodem, a Bontur, responsável pelo transporte coletivo da cidade, possui capacidade de operar normalmente até esta quinta-feira (31). As linhas só devem ser afetadas caso o desabastecimento dos postos não seja solucionado.
ÁGUA
O abastecimento de água do município segue funcionando normalmente. Os poços do município são movidos por energia elétrica e apenas alguns são abastecidos por geradores de óleo diesel, mas, segundo a Daemo Ambiental, há estoque de combustível suficiente nos equipamentos para garantir o serviço nos próximos dias.
FROTA
Viagens da Administração Municipal foram canceladas para preservar o estoque de combustível do município para os serviços públicos de maior urgência. As secretarias estão sendo orientadas a reduzir o uso dos veículos oficiais no expediente, mantendo apenas situações urgentes e indispensáveis.
OBRAS
As obras do município, executadas por empresas terceirizadas, estão sendo prejudicadas por falta de materiais e de combustível para o maquinário. Segundo a secretaria de Obras, as empresas informaram que estão com materiais básicos de infraestrutura retidos nas rodovias.
A obra de reurbanização da Avenida Aurora Forti Neves é uma das atingidas, pois, segundo a empresa responsável que é de Guaíra, não há combustível para o deslocamento. O caminhão com os equipamentos de iluminação que serão instalados na Avenida também não conseguiram chegar ainda à cidade.
O serviço de tapa-buraco também foi afetado pela paralisação, uma vez que o caminhão utilizado no trabalho passava por manutenção em Catanduva e ficou retido na rodovia, sendo impedido de retornar ao município.