A Secretaria da Educação de Olímpia informou nesta quinta-feira(25) que iniciou nesta semana a entrega da segunda remessa dos kits de alimentação escolar que foram adquiridos com recurso do PNAE. Segundo a secretaria, os kits estão sendo entregues aos familiares que realizaram o cadastro de solicitação junto às escolas do município.
Para evitar aglomerações, a educação informou que está realizando a entrega de forma agendada.
“As escolas estão entrando em contato com as famílias contempladas para agendar a retirada de modo a evitar aglomerações e tomar os cuidados de prevenção. Esta é a segunda vez que as cestas são entregues, tendo em vista que a primeira tratou-se de uma medida emergencial adotada pelo município para atender as famílias em maior situação de dificuldade socioeconômica. Desta vez, a Administração Municipal fez um novo levantamento, com base no cadastro recebido pelas escolas e realizou licitação para utilizar o recurso do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e adquirir produtos de hortifruti diretamente da Agricultura Familiar, respeitando a legislação e beneficiando milhares de crianças”.
Ainda segundo a pasta, houve um aumento de 300% nas solicitações em relação a primeira remessa, e afirma que novos cadastros podem ser realizados.
“A entrega contempla os alunos que receberam a primeira remessa e ainda os que fizeram o cadastro até a data em que foi finalizado o novo pedido, com aumento de 300% no fornecimento do kit. Vale ressaltar que o auxílio respeita critérios recomendados pelos órgãos federais, que indicam o atendimento priorizado dos alunos em situação de vulnerabilidade, mas, diante do momento de instabilidade econômica, as escolas municipais continuam abertas às solicitações de pais que venham a ter necessidade e que ainda não se cadastraram para receber o auxílio alimentar”.
“Os kits contêm alimentos como arroz, feijão, macarrão, leite em pó, achocolatado, pão de forma, ovos, biscoito de maisena, extrato de tomate, legumes e frutas. A montagem é elaborada por nutricionistas e todo o processo tem sido acompanhado e aprovado pelo CAE – Conselho de Alimentação Escolar, que conta com representantes de pais de alunos e de entidades civis e da área educacional”.
O prefeito Fernando Cunha visitou a escola EMEB Joaquim Miguel dos Santos na manhã desta quinta-feira(25) para acompanhar o atendimento às famílias. De acordo com prefeito, 2600 crianças serão atendidas neste mês.
“Nós iniciamos em março o trabalho de distribuição de uma forma emergencial e atendemos aquelas famílias que mais necessitavam naquele momento. Posteriormente, tivemos que fazer uma reavaliação porque identificamos um número muito grande de famílias que estão precisando e vamos atender todos os nossos alunos que precisam mais. Serão 2600 crianças esse mês, mas havendo necessidade efetiva, cada pai e cada mãe faça uma avaliação e procure a Secretaria de Educação que, se precisar, vocês serão atendidos, mas se não for realmente necessário, conto com a compreensão de que deixem que a gente atenda outra criança que esteja precisando mais. Nós fizemos uma compra grande desta vez porque a licitação demora muito mas, nos próximos meses, não haverá mais atraso e os alunos receberão os kits até as aulas voltarem à normalidade”, destacou o prefeito Fernando Cunha.
Acompanharam o prefeito durante a visita a secretária de Educação, Maristela Meniti, a supervisora de Ensino, Luciana Diniz Spagnol, a diretora da unidade, Lilian Bertasso e a presidente do CAE, Márcia Elisa da Silva Martinez.