Inaugurado em junho deste ano, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) da Estância Turística de Olímpia teve sua implantação homologada pela Coordenadoria de Planejamento de Saúde do Estado de São Paulo.
A deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 24 de julho. Com isso, o município fica autorizado a receber um repasse de R$ 20 mil em parcela única pelo início das atividades.
A implantação do CAPS foi conquistada por meio de um convênio do município com o Governo Federal e faz parte da estratégia da atual administração em melhorar os atendimentos e os serviços de saúde com uma equipe composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores e psiquiatras que farão atividades de reintegração social.
O equipamento visa oferecer à população um acompanhamento clínico multidisciplinar e a reinserção social dos usuários por meio do acesso ao trabalho, lazer e exercícios que estreitam os laços familiares e comunitários.
Além do repasse de implantação, o município está pleiteando junto ao Governo Federal o repasse de custeio mensal no valor de R$ 28.000,00. Tal quantia será utilizada para o funcionamento do CAPS bem como para atender suas necessidades.
Com o novo prédio, o setor de Saúde Mental tem capacidade para atender 20 pacientes por dia, o que representa mais de 400 atendimentos por mês. Somente no ano passado, mais de 5 mil pessoas passaram pela Saúde Mental. O CAPS fica no cruzamento da Rua 9 de Julho com a Rua Síria.