Colocar fogo em lixo e terrenos abandonados, além de ser crime ambiental, é uma ação extremamente prejudicial a saúde.
Frequentemente, moradores de diversas regiões da cidade em suas redes sociais denunciam esse grave problema, divulgando fotos e publicando sua indignação em relação as queimadas. Nesta segunda-feira(27), moradores do bairro Viva Olímpia passaram por momentos de medo e transtornos com incêndio em terreno localizado próximo as ruas Domingos Fernandes Arantes, Geraldo dos Santos e João Freu Quemello.
O fogo que consumiu grande parte da vegetação do terreno, gerou muita fumaça que se espalhou pela região causando transtornos e dificuldades respiratórias aos moradores e pessoas que passavam pelo local.
Os moradores dos bairros Quinta das Aroeiras, Cohab 1 e Tropical II também relataram o problema nos últimos dias. Na sexta-feira(24) passada, uma plantação de cana próximo ao bairro Quinta das Aroeiras foi praticamente destruída pelo fogo, causando muita fumaça e sujeira nas residências próximas do local.
Além de causar graves problemas de saúde, principalmente respiratórios, a queimada em terrenos e lixo é considerada crime ambiental. De acordo com a Lei Federal Nº 9.605/98, qualquer atividade que cause poluição ao meio ambiente e danos à saúde humana, como queimadas em lixo, matas e lotes vagos, se configuram como crime ambiental. Se pego em flagrante, o autor é conduzido à delegacia, recebe multa que varia entre R$ 150 e R$ 2.500.
Apesar da existência da Lei Federal, a prática de queimada continua frequente no município, é preciso que haja conscientização da população inclusive na denúncia dos casos.