Com aumento dos casos de Covid-19 no interior de São Paulo, as Santas Casas da Região começam a trabalhar no limite de vagas disponíveis para UTI – Unidade de Terapia Intensiva e leitos para suporte ventilatório.
Em Olímpia, a Santa Casa possui 10 leitos de UTI, onde 8 estão ocupados por pacientes com Covid-19, o que representa 80% de sua capacidade. Já no leitos de suporte respiratório, o hospital dispõe de 5 leitos, sendo que todos, ou seja, 100%, estão ocupados.
No início da noite desta quarta, o provedor da Santa Casa, Luiz Alberto Zaccarelli informou que o terceiro andar do hospital já estaria liberado para receber apenas pacientes do Covid, uma medida para ampliar o número de vagas de enfermaria, que agora chega a 30.
A Santa Casa de São José do Rio Preto informou na manhã de hoje, que também está com alto volume de pacientes, batendo pico de 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva. O hospital possui 36 leitos de UTI que atendem pacientes com a Covid, todos estavam ocupados. Já na enfermaria, o hospital dispões de 45 leitos, sendo que 74% estavam ocupados.
Boletim da Santa Casa de Olímpia:
“A Santa Casa de Olímpia informa, com pesar, que registrou dois óbitos por covid-19 nesta quarta-feira (19). Trata-se de dois pacientes do sexo masculino, um de 35 anos internado desde o dia 9 deste mês, e um de 68 anos, internado desde o dia 11. A Instituição registra, desde o início da pandemia, 26 óbitos, sendo 19 de Olímpia, 5 de Cajobi, 1 de Altair e 1 de Colina. Em relação às internações, na enfermaria, há 9 pacientes,8 positivos para covid-19, sendo 7 de Olímpia e 1 de Severínia, e 1 com suspeita, de Olímpia. Nos leitos de suporte ventilatório, há 5 internados, todos com covid-19, 4 de Olímpia e 1 de Severínia. Na UTI, há 8 internados, todos com covid-19, 6 de Olímpia e 2 de Severínia.”
Santa Casa de Olímpia inicia plano “B” para conseguir atender a demanda de pacientes com Covid.
O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia anunciou em vídeo publicado na rede social do hospital, informando que “infelizmente, hoje, numa quarta-feira, nós estamos implementando este plano B, numa conversa hoje, durante o dia, com prefeito Fernando Cunha, em comum acordo, com ajuda que o município nos dará, nós vamos utilizar todo terceiro andar que é a enfermaria do SUS, exclusivamente para o Covid. Já removemos os pacientes do terceiro andar para antiga enfermaria no térreo, e hoje nós já estamos abrindo mais 20 vagas aqui no terceiro andar exclusivo para Covid. Com essas medidas que estamos tomando hoje, esperamos até o final da pandemia termos leitos suficientes para atender e atender bem a população” disse o provedor.