Em pronunciamento oficial, o governador João Dória divulgou os números da semana epidemiológica indicando queda nas internações por coronavírus no estado de São Paulo. “São Paulo completa a 10ª semana consecutiva de queda de internações por coronavírus e o número de óbitos volta a cair no estado de São Paulo. Houve queda de 11% no número de internações na semana epidemiológica que acabou, entre os dias 20/09 e 26/09, em relação a semana anterior de 13/09 a 19/09.”.
Segundo o governador, a oscilação de internações é um indicador em tempo real que traz uma perspectiva confiável da tendência da pandemia. A queda desse indicador por um período longo é um sinal inequívoco de que a doença está regredindo de maneira sólida no estado de são Paulo. Também foi divulgada queda no número de óbitos. A queda foi de 16% em relação à semana anterior.
A média diária de novos casos de coronavírus também sofreu queda na última semana. No estado, a redução foi de 4%, de 5.855 para 5.602 novos casos diários. A capital registrou diminuição de 13% (1.149 para 995); a Região Metropolitana de São Paulo, 7% de casos (957 para 797) e o interior, com a Baixada Santista, de 0,4% (3.848 para 3.832).
“São sim bons indicadores, que nos fortalecem no combate ao coronavírus, mas como sempre, sem baixar a guarda. Precisamos manter os cuidados fundamentais e a orientação à população em São Paulo para o uso obrigatório de máscaras sempre que se deslocarem, em qualquer circunstância, o distanciamento social, lavar as mãos e usar álcool em gel”, completou o Governador.
Ainda em pronunciamento, o governador tornou a falar da vacina, CoronaVac, que está em fases de testes finais para ser regulamentada pela Anvisa. A expectativa é de que os primeiros resultados poderão ser publicados já nos próximos 30 dias, demonstrando a efetividade da vacina que segundo João Dória “em mais de 94% dos casos não houve nenhum registro de efeito colateral. E em 5% foram registrados efeitos leves, comuns em outras vacinas.”. A busca pela vacina segura é uma corrida para salvar vidas, garantindo a imunidade e retomada comercial de forma segura e duradoura, segundo o governador.
Confira na íntegra a coletiva de imprensa aqui.