O leite materno é o mais completo alimento para um bebê. Rico em nutrientes protege as crianças contra doenças e fortalece o sistema imunológico. Buscando estimular a doação de leite, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia, por meio da divisão de Atenção Básica, estabeleceu uma parceria com o Banco de Leite Humano de São José do Rio Preto.
A parceria foi estabelecida para transportar de forma adequada e segura o leite materno das mães doadoras do município. Além disso, possibilita que mães que produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, possam ajudar outras famílias.
A Atenção Básica destaca que para ser doadora a mulher precisa estar saudável, estar amamentando ou ordenhando leite para o próprio filho e com exames de sorologia realizados nos últimos seis meses (HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C), não tomar medicações incompatíveis com o aleitamento materno, não usar álcool ou drogas ilícitas e não fumar mais que 10 cigarros por dia.
As mães interessadas em doar o leite excedente ao Banco de Leite Humano devem entrar em contato pelos telefones (17) 3222-2453 ou (17) 3214-3422. A mãe receberá todas as orientações de coleta e conservação do leite materno pela equipe do Banco de Leite Humano no ato do cadastro.
No município, a Unidade Básica de Saúde Dr. Waldemar Lopes Ferraz (Tropical II) é a referência para receber o leite materno doado pelas mães e prepará-lo para o transporte até o Banco de Leite Humano de Rio Preto. Dessa forma, as mães doadoras, após o cadastro no Banco de Leite, deverão entrar em contato na Secretaria Municipal de Saúde (17) 3279-1400 no setor de Atenção Básica ou na UBS (17) 3279-9341 para receber todas as orientações necessárias com a responsável pela unidade, a enfermeira Rosa Maria de Carvalho.
De acordo com a enfermeira, a doação é fundamental para muitos bebês que precisam do leite materno. “No dia 8 de agosto é comemorado o Dia Mundial de Aleitamento Materno e este ano tem como tema ‘Amamentação é a Base da Vida’, e foi com este pensamento que buscamos a parceria com o Banco de Leite, já que a doação ajudarácrianças prematuras, de baixo peso, que estão internadas em hospitais e não podem ser alimentadas diretamente no seio da mãe. Ressaltamos que estamos disponíveis para sanar qualquer dúvida e auxiliar na doação”, destaca Rosa Maria.
O secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, destacou que a parceria traz benefícios a todos. “As mães procuravam as unidades perguntando sobre este tipo de serviço. Agora estamos com uma equipe que pode auxiliar e um serviço de transporte. É fundamental doar e ajudar as famílias que necessitam”, explica Marcos.
Orientações gerais:
Higiene pessoal antes de iniciar a coleta
– Use uma touca ou lenço para cobrir os cabelos.
– Coloque uma fralda de pano ou máscara sobre o nariz e a boca.
– Lave as mãos e os braços até os cotovelos com bastante água e sabão.
– Lave as mamas apenas com água.
– Seque as mãos e as mamas com uma toalha limpa.
Local adequado para retirar o leite
– Escolha um lugar confortável, limpo e tranquilo.
– Forre uma mesa com um pano limpo para colocar o frasco e a tampa.
– Evite conversar durante a retirada do leite.
Como retirar o leite das mamas
– Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo.
– Coloque o polegar acima da linha em que acaba a aréola.
– Coloque os dados indicador e médio abaixo da aréola.
– Firme os dedos e empurre para trás, na direção do corpo.
– Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite.
– Despreze os primeiros jatos ou gotas.
– Em seguida, abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, forrada com um pano limpo, com a abertura para cima.
– Retire o leite da mama, posicionando o frasco debaixo da aréola.
– Após terminar a coleta, feche bem o frasco.
Como guardar o leite retirado
– Anote na tampa do frasco a data e a hora em que realizou a primeira coleta do leite e guarda imediatamente no freezer ou no congelador o frasco fechado.
– Se o frasco não ficou cheio, você pode completá-lo em outro momento, mas lembre-se que qualquer quantidade é importante.
– Para completar o volume de leite no frasco já congelado, utilize um copo de vidro previamente fervido por 15 minutos. Após a fervura, escorra-o com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo, até secar.
– Coloque o leite recém-extraído sobre o que já estava congelado até faltarem dois dedos para encher o frasco.
– Guarde imediatamente o frasco no freezer ou no congelador.