Com intuito de conscientizar e buscar pacientes que apresentam sintomas característicos de tuberculose, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia iniciará na segunda-feira, dia 5, a 2ª Fase de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose.
Assim como na primeira etapa realizada em março, a intensificação, que irá até o dia 19 de novembro, será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e consiste em incentivar os pacientes a fazer o exame de escarro em caso de suspeita de tuberculose, além de orientar sobre a doença.
A doença tem como sintomas característicos febre acima de 38 °C somente no final do dia, suor noturno, tosse, falta de ar, cansaço, expectoração com sangue, dor torácica e perda de peso. Ao apresentar alguns dos sintomas, o paciente será orientado para que seja feito o exame de escarro.
O tratamento é gratuito e oferecido no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e a doença tem cura. De acordo com o CTA, o município registra nove pacientes em tratamento contra a tuberculose.
Em caso de dúvidas sobre a bactéria, a Saúde orienta aos moradores que procurem a UBS mais próxima ou o CTA.