Os moradores da Estância Turística de Olímpia que precisarem sair de suas casas podem reforçar os cuidados e a prevenção à Covid-19 (Coronavírus) com mais uma medida: o uso de máscaras caseiras.
A utilização vem sendo recomendada pelo Ministério da Saúde como alternativa para minimizar o risco de contágio pelo vírus, bem como, a disseminação de gotículas pelas vias respiratórias, por se tratar de um produto eficaz para este fim e de custo baixo.
O intuito é ainda o de garantir o uso das máscaras profissionais apenas pelos profissionais de saúde, que estão diretamente expostos ao risco de transmissão, uma vez que, a procura indiscriminada pelo material tem gerado falto do produto para os trabalhadores da área.
O acessório deve ser utilizado sempre que o cidadão sair de casa. A recomendação é que a máscara caseira seja usada por um tempo médio de 2 horas e que seja levado um recipiente para guardar a máscara usada para posterior higienização.
Outra orientação é de que o produto seja individual, cubra o rosto (nariz e boca) e fique bem ajustado. A confecção pode ser feita utilizando pelo menos duas camadas de tecido (algodão, tricoline ou TNT).
As pessoas também devem estar atentas a outros critérios de uso como lavar bem as mãos antes de colocar a máscara; colocá-la antes de sair de casa; e evitar tocá-la enquanto estiver na rua.
A higienização também deve ser cuidadosa, deixando a máscara de molho após o uso, em água sanitária por cerca de 20 minutos e, em seguida, lavá-la com água e sabão. O acessório deve estar totalmente seco antes de ser utilizada novamente.
A medida está sendo reforçada também com os servidores municipais, principalmente, para os profissionais que atuam no serviço de saúde, com atendimento ao público.
Vale ressaltar ainda que o uso da máscara é mais um item de reforço da prevenção, mas que todas as demais medidas como o distanciamento social e a higienização devem ser mantidas.