A secretaria de Saúde de Olímpia confirmou na tarde desta quarta-feira(24), o óbito de um idoso, de 76 anos de idade, vítima de Covid-19, na Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Olímpia.
Segundo consta, o idoso estava intubado e recebendo tratamento para a Covid-19 na unidade que é destinada a atendimentos de urgência e emergência. Após quatro dias buscando vaga para internação na Santa Casa de Olímpia e hospitais da região, o idoso não resistiu as complicações da doença vindo a óbito.
A Santa Casa de Olímpia, há mais de uma semana, registra 100% de ocupação nos leitos de UTIs. O único hospital da cidade possui apenas 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI e vive momentos difíceis com o aumento da demanda de pacientes contaminados com a Covid. O mesmo ocorre com a regional de Barretos, na qual Olímpia faz parte. Ontem(23), a taxa de ocupação dos leitos de UTIs era de 98,3% na região.
Em nota, a prefeitura de Olímpia disse que o paciente não deixou de receber atendimento médico especializado.
“A secretaria de Saúde de Olímpia esclarece que o senhor de 76 anos, que faleceu na UPA, por complicações da Covid-19 encontrava-se internado na unidade intubado, com o auxílio de respirador e com todo o aparato necessário de atendimento. Desde sua entrada na UPA, foi solicitada vaga de transferência do paciente para um hospital, mas a mesma ainda não havia sido liberada, tendo em vista que as internações hospitalares dependem da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), cuja responsabilidade é do Governo do Estado. Cabe ressaltar que os pacientes internados na UPA de Olímpia não estão desassistidos, recebendo todo atendimento médico especializado para o tratamento da doença. Por fim, a Administração acrescenta que a sobrecarga do sistema de saúde é um problema enfrentado em todo o país e que, diante disso, o município tem ampliado a estrutura local, tendo aumentado de 2 para 15 os leitos de UTI Covid na Santa Casa (+650%) e de 8 para 20 os leitos de enfermaria (+150%), além de realizado diversos investimentos para ampliação da capacidade da UPA e a implantação do Gripário para atendimento diário de síndromes gripais. Ainda nesta semana, o município está recebendo mais 4 respiradores para a UPA e implantando mais 5 novos leitos de UTI Covid na Santa Casa”.