A Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente da Estância Turística de Olímpia vem realizando uma força-tarefa para manter a cidade limpa. A equipe de limpeza tem trabalhado de forma intensa para eliminar o descarte irregular de lixo em vários pontos de Olímpia.
Desde o início do ano, 40 locais críticos foram identificados, mas, graças à fiscalização e ao trabalho da equipe de limpeza, esse número foi reduzido para 13. Até o momento, quase uma tonelada de lixo foi retirada de áreas próximas à saída e à entrada da cidade. “Nossa equipe está limpando esses pontos toda semana para não ter problemas com a dengue, principalmente, porque são áreas muito próximas aos bairros”, ressalta o secretário de Zeladoria e Meio Ambiente, João Paulo Morelli.
Em operações recentes, 21 caminhões de entulho foram retirados dessas áreas, contendo desde pneus, madeiras e galhos até lixo doméstico e animais mortos. O descarte irregular preocupa, pois, além de deixar a cidade suja, é considerado um problema de saúde pública, já que parte dos materiais descartados pode acumular água, aumentando, assim, a chance de proliferação do mosquito da dengue.
Segundo o Código de Postura do município, o descarte irregular de lixo é proibido. Por isso, a Prefeitura pede a colaboração da população para lidar com esse problema. A orientação é de que as pessoas realizem o descarte de lixo de forma adequada. Para isso, a cidade conta com o serviço de coleta de lixo doméstico, realizado pelo Ecosystem Serviços Urbanos Ltda e com o Ecoponto, local onde são coletados outros tipos de resíduos.
O Ecoponto é destinado ao recebimento de pequenos volumes de resíduos da construção civil, resíduos volumosos (sofás, móveis, colchões), eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas, baterias, animais mortos e também funciona como PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de resíduos recicláveis (papel, papelão, vidro, plástico, metal e óleo de cozinha usado).
Os materiais devem ser levados ao Ecoponto pelos próprios moradores. O Ecoponto está localizado na Rua Elzon Furlan, nº 151 – Distrito Industrial, com funcionamento todos os dias, das 6h às 18h. Vale ressaltar que, para melhorar o serviço, a Prefeitura estuda a implantação de outro Ecoponto na cidade.