Durante a 82° Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Olímpia, os vereadores Dr. Hélio Lisse, Marcão Coca e Salata, demostraram preocupação com o número de reclamações que relatam eventuais “abusos e erros” cometidos na emissão de multas pela Prodem.
De acordo com o vereador Dr. Hélio Lisse(PSD), nos últimos dias, houve uma “avalanche de reclamações” e relatos de “abuso e erro” na aplicação de multas pelos agentes de trânsito da Prodem, citando exemplo onde três carros de uma mesma família foram multados. O vereador afirmou ainda que realizou pedido de informações à Prodem e que irá acompanhar o caso.
O vereador Marcão Coca(PPS) disse que esteve falando pessoalmente com o Diretor-presidente da Prodem, Márcio José Ramos, apresentando um caso onde o(a) condutor(a) recebeu três multas, destacando que a situação é “meia estranha”, pois não há como provar que a pessoa cometeu tal infração. Coca relatou ainda, que foi procurado por munícipe alegando ter como provar que recebeu uma multa injustamente, e que na data da suposta infração, estava em tratamento médico em outro município.
Já o vereador Salata(PP), sugeriu a suspensão das multas duvidosas e a criação de uma comissão pela Prodem, para averiguação das reclamações. Salata também citou exemplo onde o condutor alega que o veículo não saiu da garagem no dia da aplicação da multa.
Em conversa com o vereador Dr. Hélio Lisse, ele esclareceu que o objetivo dos pedidos de informações e questionamentos é o combate de eventuais excessos, e não a busca da impunidade.
“Sabemos que há um aumento significativo de motoristas que usam celular enquanto dirigem ou cometem outras infrações de trânsito, no entanto, houve muitos relatos de condutores alegando erro ou abuso na aplicação das multas, gerando uma preocupação para nós vereadores. É necessário que haja conscientização da população e ao mesmo tempo, uma coerência e equilíbrio na aplicação das multas. Não queremos a impunidade, queremos que a verdade, a imparcialidade, a coerência e o equilíbrio prevaleça.” disse Hélio Lisse.