O prazo para as filiações partidárias e mudança de partido antes das eleições municipais de outubro se encerrou no dia 6 de abril. O pré-candidato a prefeito de Olímpia, empresário Luiz Alberto Zaccarelli, já havia se filiado ao Partido Social Democrático (PSD), partido político brasileiro de centro fundado e registrado oficialmente em 2011. Em março de 2024, o partido possuía 428.818 filiados, sendo São Paulo, Santa Catarina e Bahia os estados com mais membros. É o partido brasileiro que comanda o maior número de prefeituras paulistas. São 329 executivos municipais filiados à sigla.
O PSD tem como presidente nacional o atual secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab. O atual vice-governador de São Paulo, ex-prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, também é do PSD. A sigla ainda traz nomes importantes na política, inclusive regional, como o do secretário de Saúde do Estado, Dr. Eleuses Paiva, que tem estreitas relações com a Estância Turística por ser de São José do Rio Preto.
Em Olímpia, é o partido do prefeito Fernando Cunha e do vice-prefeito Dr. Fábio Martinez, cujo governo, que está em seu segundo mandato, possui enorme aprovação e premiado como melhor gestão do Estado de São Paulo.
Fernando Cunha é o presidente do partido no âmbito municipal e seu apoio à pré-candidatura de Zaccarelli é considerado fundamental.
O empresário é amigo pessoal de Fernando Cunha, foi vereador por dois mandatos e provedor da Santa Casa de Misericórdia por seis anos, a convite do prefeito. Se afastou da provedoria na última sexta-feira, até o dia 7 de outubro de 2024, para disputar as eleições. Ainda no PSD estão os vereadores Fernandinho, Cristina Reale e o suplente João Luís Stellari.
Com Zaccarelli também está o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em Olímpia o presidente é Lucas Nascimento (Lucas da Feira), que é direto da entidade DOA – Deficientes Olimpienses Associados. A sigla ainda conta como filiados o atual presidente da Câmara Municipal, Renato Barrera Sobrinho, o vereador Hélio Lisse Junior e o suplente Lucio Cláudio Pereira (Amaral).
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) completa o grupo de apoio a Zaccarelli. Tem como líderes o vice-presidente da República, Geraldo Alckimin, e o ministro Márcio França, ex-governador do Estado de São Paulo. Figuras importantes como o deputado federal e ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizette, que é líder do governo no Congresso Nacional, e o deputado estadual Valdomiro Lopes, ex-prefeito de São José do Rio Preto, também vêm para somar. Em Olímpia, a liderança partidária é de Hilário Juliano Ruiz de Oliveira, duas vezes vereador. Disputou a eleição municipal em 2016 e foi candidato a deputado federal em 2022.
Luiz Alberto Zaccarelli também aposta em nomes de peso na política local e lideranças, como o ex-prefeito José Fernando Rizzatti e ex-vereadores Jesus Ferezin, Toto Ferezin, Alessandra Bueno (Perninha), Guto Zanette, Marco Rodrigues (Marcão do Gazeta), José Elias de Morais (Zé das Pedras), Aguinaldo Moreno (Lelé), Primo Gerolin e Adorival Batista da Costa (Tutela).
“Temos grande representatividade e credibilidade política. O verdadeiro valor está nas pessoas, independente da identidade ideológica”, comenta Zaccarelli. “Sempre gostei de participar da política e fui duas vezes eleito vereador. Sou de grupo, leal e companheiro. Minha principal referência política local hoje é o prefeito Fernando Cunha. A política é o instrumento para fazer o bem às pessoas”, complementa. “Agradeço as manifestações e comprometimento de apoio do povo olimpiense, lideranças na política, lideranças em suas comunidades, amigos, parentes, familiares, tanta gente de bem. Estamos no caminho certo!”, finalizou Luiz Alberto Zaccarelli.